quinta-feira, 17 de novembro de 2016

PROGRAMA DA CAIXA VIABILIZA MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA DA CAPELA DE SÃO MIGUEL

Placa posicionada na fachada da Capela de São Miguel sinaliza apoio do banco Caixa Econômica Federal   
Com o objetivo de assegurar a preservação e a democratização do acesso ao patrimônio histórico e cultural brasileiro, o Programa CAIXA  juntamente com o Governo Federal patrocina a  Associação Cultural Beato José de Anchieta – ACBJA. Ela é a instituição que passa a receber patrocínio destinado ao projeto de Modernização do Sistema de Segurança do Espaço Museal da Capela de São Miguel Arcanjo, patrimônio histórico religioso mais antigo entre os existentes na cidade de São Paulo.
Visando o mínimo impacto no bem cultural recém restaurado, o projeto foi elaborado de modo que seja realizada apenas a substituição dos equipamentos já existentes e obsoletos, por equipamentos novos e mais modernos, que serão instalados nos mesmos locais e utilizando os mesmos suportes já existentes, sem que haja a necessidade de qualquer tipo de intervenção direta no patrimônio, como novos furos e instalação de novas tomadas, por exemplo.
“Isso permitirá que o monitoramento e salvaguardo do acervo exposto no Museu da Capela possa ser feito com equipamentos modernos, que apresentem maior eficácia e segurança ao local, visitantes e nossos funcionários”, ressaltou o presidente da ACBJA, Padre Geraldo Antônio Rodrigues. 
Na viga superior da porta de entrada consta a seguinte inscrição: “Aos 18 de julho de 1622. São Miguel”
Para compreender a importância desse patrocínio da Caixa, a Capela de São Miguel Arcanjo – ou Capela dos Índios, como é chamada pelos moradores do entorno – foi fundada em 1560 pelo Padre José de Anchieta, com a colaboração dos índios guaianazes na região. Depois foi reconstruída por outros padres jesuítas, onde as obras foram concluídas a 18 de julho de 1622, segundo consta a inscrição na verga da porta principal. Ela é um marco da colonização local e está localizada no bairro de São Miguel Paulista, zona leste paulistana, onde revela a dimensão de sua relevância histórica, artística e cultural, tanto para a comunidade local, quanto para a cidade e para o povo brasileiro.

Serviço:

Capela de São Miguel Arcanjo
End.: Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 10 – São Miguel Paulista – zona Leste – São Paulo.
www.capeladesaomiguel.org

Visitas agendadas:
Somente grupos, às quintas e sextas, das 10h às 12h e das 13h às 16h.
Contatos para agendamento pelo tel. (11) 2032-3921 ou pelo
e-mail visitacao@capeladesaomiguel.org

Visitas espontâneas:
Sábados, das 10h às 12h e das 13h às 16h
Sem necessidade de agendamento.

Entrada:
R$4,00 (inteira)
R$2,00 (meia) – para estudantes com identificação escolar


Isentos: crianças até 7 anos, idosos a partir de 60 anos, professores e estudantes da rede pública, pessoas com deficiência, grupos pastorais e entidades assistenciais com identificação. 

Nenhum comentário: