Arte integrada

A Capela de São Miguel Arcanjo, possui uma série de elementos de arte integrados à arquitetura:

Mesa de comunhão
Peça original em jacarandá, entalhada pelos índios guaianazes no século XVII.



Cariátides
Peças também originais que compõe a mesa de comunhão,
embora entalhada pelos índios, possui feições européias,
segundo Lúcio Costa, são exemplares das primeiras obras de arte genuinamente brasileiras.



Pia Batismal
Também original do século VXII
esculpida em jacarandá, guarda vestígios de douração e policromia.




Armário da sacristia
Peça original da construção de 1622, com sua ornamentação em excelente estado de conservação.




Altar da sacristia
Citado por Mário de Andrade
 como uma das peças mais importantes de todo o acervo da Capela,
por sua raridade e  antiguidade.




 Altares laterais
Foram construídos pelos franciscanos na grande reforma e ampliação
que estes promoveram na Capela a partir de 1759, apresentam vestígios de policromia e douração
indicando que toda a Capela foi ricamente ornamentada.



Altar mor
Também construído pelos franciscanos, apresenta evidências de que
em sua montagem foram utilizadas peças de vários altares. Possui um belíssimo 
retábulo em perspectiva que aumenta a sensação de profundidade.



Altar da Capela Lateral
Acredita-se que este altar era original de outra capela,
ou era o antigo altar mor construído pelos jesuítas, sua estrutura mostra que
muitas de suas peças foram adaptadas para sua instalação no local em que se encontra.
Nesta peça, observamos toda a beleza do trabalho artístico realizado.




Pinturas Murais
Durante o trabalho de restauração dos Altares Laterais,
 foram descobertas estas Pinturas Murais em taipa de pilão. São exemplares únicos, do periodo colonial paulista, devido a sua grande importância, um minucioso estudo está sendo realizado para que se possa levantar todas as informações sobre esta fantástica descoberta. As pinturas encontram-se em processo de restauro - viabilizado pelo Ministério da Cultura via Lei de Incentivo a Cultura e com o patrocínio exclusivo do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento  Econômico e Social .
Concluído o restauro, os altares laterais foram novamente montados, encobrindo novamente as pinturas, pra garantir sua preservação e conservação.