Circuito de visitação

O Circuito de Visitação da Capela de São Miguel Arcanjo, foi concebido com o objetivo de proporcionar ao visitante, experiências culturais, artísticas e religiosas, permitindo a leitura de todas as informações contidas implicitamente em toda a Capela e seus elementos.

O circuito é dividido em 5 espaços distintos:


Varanda de histórias
Neste espaço são apresentadas informações sobre a história da Capela, do bairro de São Miguel e da cidade de São Paulo. Também pode-se conhecer os trabalhos de restauro realizados em 1939/40 pelo IPHAN, e o atual trabalho de restauro iniciado em 2006, além do trabalho de arqueologia realizado em todo o projeto.




Mãos a obra
As técnicas construtivas do período colonial são apresentadas neste espaço, além de réplicas das ferramentas utilizadas, também estão expostos elementos construtivos originais da Capela, como os tijolos, uma base do esteio da Nave Principal, além de um exemplar das famosas telhas "feitas nas coxas".


Imaginária
Neste espaço está exposto o acervo original de imagens dos séculos XVI a XIX pertencentes a Capela. Todo o Circuito de Visitação, em especial as imagens e as vitrines de exposição,  receberem o mais moderno e eficiente sistema de segurança e monitoramento, condição fundamental para que todas as imagens pudessem retornar ao seu local de origem. Destaque especial para a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, de autoria do Frei Agostinho de Jesus.


Elementos Artísticos
Durante os trabalhos de restauro, foram recuperados vários elementos artísticos e ornamentos que, ou estavam escondidos sob as sugidades ou deterioradas pelo tempo. Aqui apresentamos todo o minucioso trabalho relizado em cada um dos elementos.


Nave Principal
Fé, Arte e Cultura se encontram neste espaço que encerra o Circuito, sob os altares laterais se escondem as recém descobertas pinturas murais, exemplares únicos do período colonial paulista e as mais antigas e em melhor estado de conservação.